Power Rangers pt II: Todas as Gerações de Rangers



Todas as Gerações de Power Rangers



Na última parte, falei sobre as três primeiras temporadas dessa série. Provavelmente porque são as mais famosas e na humilde opinião deste que vos escreve, as melhores.
O sucesso dos Power Rangers nos anos 90 é indiscutível e fez parte da infância de muitos. Mesmo eu tendo feito algumas piadas sobre a série, sou fã confesso.
Esteve no ar entre Agosto de 1993 a Setembro de 1995 com 145 episódios no total.
Eu ainda fiz um resumo de tudo o que rolou nessas temporadas. Nem cheguei a falar sobre os produtos licenciados como brinquedos, quadrinhos, etc. Ou nem mesmo citei a música de Sandy e Junior. Vocês lembram?
“Power Ranger tem a força... Power Ranger são heróis...”
Enfim, para nós que crescemos nesta época, Jason, Kim, Zack, Trini e Billy (ok, Tommy também!) eram nossos heróis. Lutavam contra os soldados do mal e quando tudo parecia perdido, invocavam o Megazord, derrotando o inimigo.
Muita gente se recorda dessa série, principalmente dessa formação específica. E claro, com o imenso sucesso, as continuações foram inevitáveis.

Após estas primeiras temporadas, tiveram muitas outras... Vamos relembrar algumas:

Mighty Morphin Alien Rangers (1996)



Estreou em Fevereiro de 1996 e marcou o fim da terceira temporada. Serviu praticamente como ponto de transição entre Mighty Morphin Power Rangers e Power Rangers: Zeo.
Com apenas dez episódios, o roteiro era bem interessante:
Os Rangers perdem as “Moedas do Poder” (moedas que colocavam nos morfadores) e são transformados em crianças. Então precisam partir em busca do Cristal Zeo para voltarem ao normal e conseguirem novos poderes. Mas como nosso planeta não podia ficar desprotegido, Zordon convoca os Rangers Aquitarianos, protetores do planeta Aquitar.
Esta foi a primeira temporada em que um Ranger Amarelo seria um homem, além de ser também a primeira em que um Ranger Branco seria uma mulher, inclusive como líder da equipe.

(antes de eu continuar, uma curiosidade interessante: Nunca uma mulher interpretou um Ranger Verde...Não, eu também não sei porque...)

Power Rangers: Zeo (1996)


Estreou em Abril de 1996 e contou com 50 episódios. É a 4ª temporada dos Power Rangers. A formação Alien Rangers retornou ao seu planeta, já que a equipe original havia retornado, exceto Aysha (Ela ficou na África, mas mandou uma substituta).
Com o Cristal Zeo, Tommy, Kat, Billy, Tanya, Adam e Rocky adquirem novos poderes e novos visuais.
Logo no início, o centro de comando dos Rangers é destruído, mas os heróis conseguem sobreviver, em um novo esconderijo conhecido como Câmara do Poder.
Ocorreram certas alterações nos status dos personagens... Billy desiste dos poderes de Ranger, Rocky vira o novo Ranger azul (ex vermelho), Adam vira o Ranger Verde (ex preto), e Tommy (ex Verde e Branco) vira o novo Ranger Vermelho.
(O sonho dele era ser o Ranger Rosa, mas um dia ele chega lá)
Temos um novo Ranger, Trey, o Ranger Dourado, que posteriormente passa seus poderes para Jason (Austin St John), o Ranger Vermelho original.

Power Rangers: Turbo (1997)


Em Abril de 1997, temos a nova série, com 45 episódios.
Novos atores vieram a substituir os originais, com as transições ocorrendo dentro da própria série. Porém a série se inicia com a equipe anterior, com Tommy (Vermelho), Tanya (Amarela), Katherine (Rosa), Adam (Verde). A única alteração que ocorreu foi a substituição de Rocky, que se machucou em um torneio de truco artes marciais. Em seu lugar, entra o menino de 12 anos (?), Justin que se torna o novo Ranger Azul. Possivelmente a intenção era a mesma do Capitão Marvel (Dc). Tornar a série mais atrativa para as crianças, com um personagem que pudessem se identificar.
Eles então conseguem novos poderes e novos Zords, ou TurboZords.
No meio da série, os membros do time escolheram substitutos. Adam escolheu Carlos (novo Ranger Verde), Tommy escolheu T.J. (novo Ranger Vermelho), Kat escolheu Cassie (nova Ranger Rosa) e Tanya escolheu Ashley (nova Ranger Amarela). Justim permanece na equipe.
Após diversas batalhas, os Rangers perdem seus poderes e quase morrem nas mãos da vilã da série, a Divatox. Quando estava prestes a derrotá-los ela recebe um chamado para voltar ao seu planeta Cimariano. Ela retorna levando Zordon consigo...
Então, mesmo sem seus poderes, os Rangers partem para o espaço.


Power Rangers: In Space (Ou Power Rangers No Espaço)(1998)


Estreando em fevereiro de 1998 e com um total de 43 episódios, temos a nova temporada de  Power Rangers e conforme visto na temporada anterior, os Power Rangers (exceto Justin) partem para o espaço no encalço de Divatox e para resgatar Zordon.
No planeta Simariano, Divatox se gaba perante outros vilões do universo . Porém, entre eles, um espião é descoberto, se revelando um Ranger Vermelho.
Ao invadirem a nave, os 4 Rangers encontram o Ranger Vermelho e descobrem que ele é um alienígena do planeta KO-35. Seu nome é Andros. Ele lhes entrega novos morfadores. Assim, Andros se torna o novo líder Vermelho e os demais assumem seus postos... Carlos é o Ranger Preto do Espaço, Ashley, a Ranger Amarela do Espaço, Cassie se torna novamente a Ranger Rosa do Espaço, T.J. é o novo Ranger Azul do Espaço. Juntos, eles conseguem o Astro Megazord combinação da Mega Nave com o Ônibus Espacial.
Nesta série ocorre o famoso encontro com as Trartarugas Ninjas.
Também é a única temporada que reuniu todos os vilões das temporadas anteriores.

(ah, o episódio com as Tartarugas foi legal, vai...)


Power Rangers: Lost Galaxy (Ou Power Rangers: Galáxia Perdida)(1999)


Em 6 de Fevereiro de 1999, com 45 episódios, temos a 7ª temporada de Power Rangers.
A história é um pouco complexa, mas vou tentar explicar:  há um bom tempo atrás, foram colocados Sabres Quasar em uma pedra do planeta Miranoi. Segundo a profecia, apenas os escolhidos poderiam retirá-las.
Na Terra, em 1999, uma expedição no estilo Star Trek está para sair da Terra, para explorar o universo. Nesta nave está o clandestino Leo, que conhece Maya, Kendrix, Mike e Kai. Maya
Pede ajuda aos 4 para ajudar seu planeta que está sendo atacado. Todos, exceto Kai partem para o planeta de Maya. Kai volta para a Terra e resolve pedir ajuda para Alpha 6, que fornece uma antiga nave dos Rangers para que ele vá a Miranoi ajudar seus amigos.
Ocorre uma batalha em Miranoi e os cinco jovens conseguem retirar os sabres da tal pedra sagrada. Surge a nova geração de Rangers: Leo (Vermelho), Kendrix (Rosa), Maya (Amarela), Damon (Verde) e Kai (Azul). Na verdade, o Ranger Vermelho era para ser o irmão mais velho de Leo, que acaba morrendo e “passando o bastão”.
Essa série foi considerada a mais séria de toda a história dos Power Rangers.

Power Rangers Lightspeed Rescue (Ou Power Rangers: o Resgate) (2000)
A 8ª temporada de Power Rangers estrou dia 12 de Fevereiro de 2000, com 40 episódios ao todo. O roteiro também era complexo. Um grupo de gente do mal resolveu abrir uma tumba que continha 4 demônios. Ainda bem que existia um grupo chamado Núcleo de Defesa Lightspeed que resolveu convocar pessoas dignas de se tornarem a nova geração de Power Rangers.
Para isso convocaram: Carter (Vermelho), Chad (Azul), Joel (Verde),Kelsey (Amarela) e Dana  (Rosa). A Lightspeed Aquabase servia de casa e base de operações para os Rangers. Para eles foram criados os Lightspeed Zords, cinco veículos que juntos formavam o Lightspeed Megazord. O Núcleo de Defesa também criou para eles os Trens de Resgate, que juntos formavam o Super Trem Megazord.
Esta foi a temporada mais fraca da franquia com péssima audiência. Também foi a primeira equipe com o capacete aberto. Outros diferenciais podem ser citados. Por exemplo, os Megazords, armas e uniformes não eram místicos ou alienígenas. E as identidades dos Rangers eram de domínio público.



Power Rangers Time Force (Ou Power Rangers: Força do Tempo) (2001)


Estreou em 03 de Fevereiro de 2001. Não há muito o que falar sobre essa temporada e posso resumir em uma única frase: São Rangers do futuro que voltam no tempo para deter vilões que também voltaram no tempo...
Claro que para se diferenciar dos seus antecessores, em vez de derrotar os monstros, eles usam equipamentos parecidos com aqueles coletores de fantasma dos Caça-Fantasmas... Também resolveram inovar no visual, sem aquelas botas e luvas brancas...



Power Rangers: Wild Force (Ou Power Rangers: Força Animal) (2002)


Estreando em 09 de Fevereiro de 2002, esta é a décima temporada de Power Rangers.
Basicamente são Rangers que lutam contra ogros, que (pasmem!) querem dominar o mundo...
Como o próprio título sugere, os poderes de cada Ranger são baseados em animais...
Assim, temos Cole, o Ranger Vermelho, Leão Flamejante da Força Animal, Taylor, a Ranger Amarela Águia Veloz, Alyssa, a Ranger Branca Tigre Nobre, Max, o Ranger Azul Tubarão Ondulante (?), Danny, o Ranger Preto Bisão de Ferro e Merrick, o Ranger Prateado, Lobo Lunar.
Vale citar que nesta temporada ocorre o famoso episódio “Eternamente Vermelho”,

Um crossover com todos os Rangers vermelhos das séries anteriores: Foram eles: Jason (Austin St. John) de Mighty Morphin Power Rangers, Aurico (David Bacon) de Mighty Morphin Alien Rangers, Tommy (Jason David Frank) de Power Rangers Zeo, TJ (Selwyn Ward) de Power Rangers Turbo, Andros (Christopher Khayman Lee) de Power Rangers No Espaço, Leo (Danny Slavin) de Power Rangers Galáxia Perdida, Carter (Sean Cw Johnson) de Power Rangers Lightspeed Resgate, Wes (Jason Faunt) de Power Rangers Time Force, Eric (Daniel Southworth) de Power Rangers Time Force, e Cole (Ricardo Medina Jr) de Power Rangers Wild Force.


Power Rangers: Ninja Storm (Ou Power Rangers: Tempestade Ninja) (2003)


Foi a décima primeira temporada dos Power Rangers e estrou no dia 15 de Fevereiro de 2003. Desta vez, eram apenas 3 Rangers (principais): Shane, o Ranger do Vento Vermelho, Tori, a Ranger do Vento Azul e Dustin, o Ranger do Vento Amarelo.
Além deles, tínhamos os “Ninjas Trovão”: Hunter, o Ranger do Trovão Rubro e Blake, o Ranger do Trovão Azul-Marinho. E o Ranger Samurai Verde, Cam.
Uma curiosidade: o Ranger do Vento Amarelo, Dustin, foi interpretado pelo ator brasileiro  Glenn Aguiar McMillan, nascido em São João da Boa Vista.



Power Rangers: Dino Thunder (Ou Power Rangers: Dino Trovão) (2004)


Estreando em 14 de Fevereiro de 2004, Power Rangers: Dino Thunder foi a décima segunda temporada. De volta com a temática de Dinossauros, os Rangers eram:
Conner, o Dino Ranger Vermelho, Ethan, o Dino Ranger Azul, Kira, a Dino Ranger Amarela, Jeffrey, o Dino Ranger Branco e de volta á franquia, Tommy (Jason David Frank) como o mentor dessa galerinha super alto astral, o Dino Ranger Preto.
O grande vilão da série é Lothor, também vilão da série anterior “Tempestade Ninja”, mas no final, é derrotado pelos nossos amiguinhos...


Power Rangers: S.P.D. (Space Patrol Delta) (Ou Power Rangers: Super Patrulha Delta) (2005)


Estreou em Fevereiro de 2005, com um total de 38 episódios. Um seriado num clima mais futurista (2025), os Rangers desta vez são um grupo policial que captura bandidos espaciais.
São eles: Jack/Sky e Bridge, que assumiram como SPD Ranger Vermelho, Sky e Bridge, que assumiram como SPD Ranger Azul, Bridge, SPD Ranger Verde, Elisabeth, a SPD Ranger Amarela, Sydney, como SPD Ranger Rosa, Sam, SPD Ranger Ômega e Doggie, o SPD Ranger Sombra.
Assim como seus antecessores, possuíam cinco zords veículos que podiam alcançar a velocidade da luz: Corredor Delta 1 (carro polícial), Delta 2 (giroscóptero), Delta 3 (caminhão), Delta 4 (carro blindado) e Delta 5 (carro de emergência), que se fossem unidos poderiam é claro, se transformar no “Megazord Comando Delta”. Ah, e também havia o “Ciclo Omegamax”, do Ranger Omega, que podia virar o Megazord Omegamax, e se ele se unisse aos outros, formava o “Deltamax Megazord” (!).


Power Rangers: Mystic Force (Ou Power Rangers: Força Mística) (2006)


Em Fevereiro de 2006, temos uma série de Power Ranger no estilo místico (como o próprio nome sugere), em que basicamente acontece uma batalha no mundo místico (que obviamente poderia destruir a Terra), mas o lado místico do bem vence, prendendo os vilões místicos  numa barreira mística. Só que um terremoto rompe essa barreira, liberando esse mal na Terra. E para lutar contra esse exército do mal, uma feiticeira (nada a ver com Joana Prado), recruta cinco jovens (Nick, Vida, Madison, Chip e Xander), para se transformarem nos Power Rangers Força Mística.
Um breve resumo: Nick era o Ranger Vermelho, seu “poder místico” era o fogo, e seu Zord era uma Fênix. Vida era a Ranger Rosa, seu poder místico era o vento, seu Zord era a Fada Mística. Madison era a Ranger Azul, seu poder místico era a Água e seu Zord era a Sereia Mística. Chip era o Ranger Amarelo, seu poder místico era o Raio e seu Zord era o Garuda Místico. Xander era o Ranger Verde, seu poder místico era sobre as plantas e seu Zord era um Minotauro Místico.
Primeira temporada em que todos os Rangers usam capa. Rita Repulsa (vilã da primeira geração de Power Rangers), nesta temporada é a Mãe Mística, uma das mocinhas da série...



Power Rangers: Operation Overdrive (Ou Power Rangers: Operação Ultraveloz) (2007)


Assim como a maioria das séries de PR, estreou em Fevereiro. Em 2007, temos a décima-quinta temporada dos Power Rangers.
Assim como a temporada anterior (Mystic Force), é uma das séries com menos episódios: 32 no total. O enredo não foge muito dos Power Rangers, e assim como as demais, a alteração fica na origem: Tinha umas 5 jóias são retiradas da Coroa dos Deuses, e em vez de caírem nas mãos erradas (dos vilões da série), são espalhadas pelo mundo. Essa Coroa é encontrada por um milionário que resolve contatar 4 jovens, altera seus DNA’s para que eles fiquem mais fodas e os manda ao redor da Terra para recuperar essas joias e enfrentar a galerinha do mal. Ah e o filho do tal milionário também consegue virar Ranger e líder da equipe (pai rico é outro nível né?).
Sendo assim, os Rangers são: Mack, o Ranger Vermelho e seu poder especial é a Super Força. Will, o Ranger Preto possui super visão e super audição. Dax, o Ranger Azul possui a habilidade de dar super saltos. Ronny, a Ranger Amarela possui a super velocidade, Rose, a Ranger Rosa (óbvio) possui o poder da invisibilidade. Além de terem os Rangers esporádicos como Tyzonn (Ranger Mercúrio) e Nic, o Cavaleiro Sentinela.
Por se tratar do 15º ano da série, temos a participação especial de 5 Rangers de temporadas anteriores. Foram eles Adam, o Ranger Preto (Mighty Morphin), Bridge, o Ranger Vermelho (Super Patrulha Delta), Xander, o Ranger Verde (Força Mística), Kira, a Ranger Amarela (Dino Trovão) e Tori, a Ranger Azul (Tempestade Ninja).



Power Rangers: Jungle Fury (Ou Power Rangers: Fúria da Selva) (2008)


Estreando em Fevereiro de 2008 e assim como as duas anteriores, com 32 episódios, temos a nova geração de Power Rangers com a temática “Espíritos Animais”.  Como sempre, havia um grande mal dentro de uma caixa que acaba fugindo e cinco jovens são convocados para proteger o mundo. A diferença é que os Rangers/Ninjas dessa série eram treinados por um clã para lutar justamente contra esse mal...
Os Rangers dessa geração são: Casey, o Ranger Vermelho e seu “Animal Selvagem” era o Tigre. Theo era o Ranger Azul e seu animal era o Jaguar. Lily, a Ranger Amarela possuía como animal o Guepardo, RJ, o Ranger Roxo, tinha como animal o Lobo. Pra completar o time, temos Dominic, o Ranger Branco e seu animal era o Rinoceronte.
Essa era a série em que eles usavam óculos de sol para morfar.

Power Rangers: RPM (2009)



Quebrando a tradição, e estreando em MARÇO de 2009, temos a décima-sétima temporada.
A sigla significava Racing Performance Machines e se passa em um futuro alternativo em que as máquinas dominaram a Terra. Basicamente são os Power Rangers versus Exterminador do Futuro em que ocorre a luta entre Rangers e soldados-robôs.
Os Rangers são Scott, o Ranger Operador Série Vermelho, Flynn, o Ranger Operador Série Azul, Summer, a Ranger Operadora Série Amarela, Ziggy, o ROS Verde, Dillon, o ROS Preto. Além deles temos os costumeiros Rangers especiais, Gemma, a Ranger Operadora Série Prata e Gem, o ROS Ouro. Eles são os “Gêmeos Explosão” (TchakaBum!).
Assim como Power Rangers: In Space, RPM teve ótimas críticas e é considerada uma das melhores de todas as séries de Power Rangers.
Particularmente gosto muito dessa temporada.
Não que isso seja relevante, mas Ralph Macchio ia interpretar um personagem na série, mas desistiu pouco antes das filmagens... Aqui no Brasil, teve um dos piores índices de audiência.



Power Rangers: Samurai & Power Rangers: Super Samurai (2001 e 2012)



Respectivamente são as 18ª e 19ª temporadas de Power Rangers. Estrearam em Fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012.
Em 2010, não tivemos uma temporada de Power Rangers porque os direitos estavam voltando para a SABAN BRANDS. Primeira série que foi dividida em dois anos.
É a luta dos Rangers Jayden (Ranger Samurai Vermelho), Emily (Ranger Samurai Amarela), Kevin (Ranger Samurai Azul), Mike (Ranger Samurai Verde), Mia (Ranger Samurai Rosa) e Antonio (Ranger Samurai Dourado) contra Xandred e as “forças do mundo inferior”.
Os novos Rangers possuem controle sobre os elementos Fogo, Água, Céu, Terra, Floresta e Luz



Power Rangers: Megaforce & Power Rangers: SuperMegaforce (2013 e 2014)



Estrearam respectivamente no começo de 2013 e começo de 2014, ao todo com 42 episódios.
O enredo não podia ser mais simples: Gosei é o guardião sobrenatural que Zordon designou para proteger a Terra. Aí um monte de alien do mal chamados Warstars resolvem acabar com a nossa corriqueira paz mundial (repleta de guerras por território, fome, corrupção, e desigualdade social).
Daí o nosso amigo Gosei recruta cinco adolescentes para se tornarem os novos Power Rangers.
Super Megaforce, a continuação não foge muito disso.
Após a derrota dos Warstars, uma nova leva de alienígenas do mal também resolvem invadir a Terra. Essa turma não cansa, né?
Daí Gosei entrega novos morfadores para que a galerinha do bem possa morfar no modo “Supermega Force”.
Os novos Rangers (de ambas as temporadas) eram Troy (Ranger MegaForce Vermelho), Emma (Rosa), Jake (Preto), Gia (Amarela), e Noah (Azul).



Power Rangers: Dino Charge & Power Rangers: SuperDino Charge (2015 e 2016)



São respectivamente a 22ª e 23ª temporadas de Power Rangers. São as últimas das quais irei falar (antes de mencionar a nova série de 2017), e estrearam em 2015 e 2016.
Como é a história? Basicamente há muito tempo atrás, dez dinossauros (?) foram encarregados (??) de proteger as pedras conhecidas como “Energems”(???). mas após a extinção deles, um alien do mal (parece que todos são, não?) chamado Sledge quer encontrar as Energems para dominar o universo. Claro que ele encontra resistência: os Power Rangers Dino Charge!!!
Foi a terceira temporada a usar dinossauros como temática. As outras foram o clássico Might Morphin Power Rangers e Dino Trovão.
Desta vez temos onze Rangers: Tyler (Vermelho), Chase (Preto), Koda (Azul), Riley (Verde), Shelby (Rosa), Ivan (Dourado), James (Aqua), Phillip (Grafite), Albert (Roxo), Zenowing e Doomwing, os Rangers Prata.

Power Rangers: Ninja Steel & Power Rangers: Super Ninja Steel



Agora no dia 21 de Janeiro, estreou nos EUA a 24ª temporada de Power Rangers, chamado Ninja Steel, também programado para se tornar Power Rangers Super Ninja Steel. A previsão é de 44 episódios. Não possuo muitos detalhes sobre essa nova geração de Rangers, mas posso afirmar algumas coisas...
Pelo que eu entendi, existe uma espécie de Big Brother espacial em que monstros lutam para ver quem é o mais monstruoso (monstro alien...típico!).
Daí o campeão desse torneio quer ser mais foda e manda seus monstros ao nosso planeta recuperar uns cristais que o deixariam mais poderoso. Por que diabos esses cristais estão na Terra, ninguém sabe...
E claro que para impedí-lo, não pensam em chamar os Vingadores, mas sim os Power Rangers Ninja Steel.
Os Rangers são Brody (Vermelho), Preston (Azul), Calvin (Amarelo), Hayley (Branca), Sarah (Rosa) e TBA (Dourado).

Um comentário:

  1. Só acho assim... Você citou o Glenn como ator brasileiro e talz... Porque não citou o Davi Santos (Ivan de Dino Charge) e a Christ Anne (Sarah de Ninja Steel)? O elenco de Power Rangers já tem 3 atores brasileiros, sendo que os dois últimos apareceram nas duas últimas temporadas, sendo que o Brasil tem a primeira atriz a interpretar a Ranger rosa.
    Ninja Steel tem uma curiosidade por trás: esses cristais são possíveis rastros dos cristais Zeo, isso explica porque eles estão na Terra.

    No demais, gostei dessa segunda parte, piadas na hora certa, como a do Tommy querer ser a ranger rosa. Com certeza um dia ele chega lá, aí a gente vai ver a Kimberly brigando com ele por querer a cor dela jisaojasiajs'

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.